21 de julho de 2015

Martha Rocha, a eterna Miss Brasil

Maria Martha Hacker Rocha, a nossa Martha Rocha, nasceu no dia 19 de setembro de 1936, em Salvador - BA. Ela é a sétima filha do casal Álvaro Rocha e Hansa Rocha.

Aos 18 anos, participou do concurso Miss Bahia, venceu e logo após tornou-se Miss Brasil 1954.  Em julho do mesmo ano, chegou aos Estados Unidos e não demorou para figurar nas pesquisas como favorita ao Miss Universo. Embora as pesquisas apontassem a vitória, Martha perdeu o título para a norte-americana  Miriam Stevenson, conquistando a segunda colocação. Na época, a explicação se deveu a duas polegadas a mais nos quadris.

A história das duas polegadas foi uma invenção de João Martins, jornalista da Revista "O Cruzeiro", para consolar o povo brasileiro. Tudo foi combinado com os demais jornalistas brasileiros que estavam em Long Beach. A própria Martha autorizou a versão. "Nem eu soube se essa história de duas polegadas teria sido verdade mesmo", relata Martha em sua autobiografia.

Como fato curioso, em 1956 a Chevrolet lançava no Brasil a picape 3100 com duas polegadas (5 cm) a mais na distância entre eixos que nos modelos convencionais. O utilitário é ainda hoje apelidado de Marta Rocha.

A Miss casou-se cedo com o banqueiro português Álvaro Piano e com ele teve dois filhos Álvaro Luis e Carlos Alberto Piano. Pouco depois, seu marido faleceu em um acidente de avião. Voltou ao Brasil com 23 anos e em 1961 casou-se com Ronaldo Xavier de Lima e teve uma filha Claudia Xavier de Lima.

A partir de 1996, passou a aparecer em júris de concursos de beleza se tornando a primeira miss a cobrar cachê para tanto. Em entrevista publicada em abril de 2006 pela revista IstoÉ, Martha explicou que era uma necessidade, pois no ano anterior perdera todo o dinheiro que tinha com a falência de uma instituição financeira (a Casa Piano) comandada à época por um de seus familiares no Rio de Janeiro.

Em 2000, descobriu ser portadora de câncer de mama após assistir a uma reportagem televisiva sobre mutirões de saúde que promoviam o autoexame. A partir daí, Martha passou a ter outro estilo de vida. Nessa época, mudou-se do Rio para Volta Redonda, onde reside um de seus filhos.

Em 2004, Martha foi homenageada com uma exposição itinerante de fotos de sua trajetória como Miss Brasil. Nesse ano, o concurso chegava ao seu 50º aniversário.

Fotos:
Em 1954, Martha Rocha foi eleita
Miss Bahia
Martha estampa a capa da revista "O Cruzeiro"
como a coroa de Miss Brasil 1954
Martha desfila em carro aberto pelas ruas
de Long Beach, Califórnia
Miriam Stevenson venceu a favorita Martha
Rocha
Martha posa ao lado de Natália Guimarães, a Miss Brasil 1954

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

1-Comente apenas sobre o conteúdo da postagem, caso o comentário aborde outro assunto que não seja o exposto no texto, ele será excluído.
2-Não use palavras de baixo calão.
3-Se deseja comentar , reclamar ou participar das redes sociais do site, é só clicar no link desejado.

APROVEITE NOSSO CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS!

Instagram
Twitter
Facebook
TV Beleza Sergipana
Assine nosso feed
Entre em contato conosco